Adotei um filhote de gato, e agora?
- Danielle Gonçalves
- Feb 5
- 2 min read
Updated: Feb 11
Primeiramente: parabéns por ter tomado a decisão de adotar seu novo melhor amigo! Eu entendo, são inúmeras dúvidas, certo? Vou te contar um pouco sobre o desenvolvimento do seu gatinho daqui pra frente:
Você provavelmente adotou seu filhotinho com cerca de 2 meses, nesse período, até os 6 meses ele ainda é considerado uma criança, você sabe o que esperar desse momento?
Ainda é um período de socialização, então é o momento ideal de mostrar o mundo para o filhote (com muito cuidado e respeitando o tempo de cada gatinho). É o melhor momento pra adaptar o filhote a outros gatos, cães, crianças. Também é o melhor momento de cuidadosamente expor o gatinho a situações adversas, como barulhos diversos, movimentações, sabores de sachês e petiscos, manipulações... E a melhor forma de o gatinho se adaptar a todas essas situações, é sendo reforçado positivamente, fortalecendo uma resposta positiva a diversos estímulos, evitando respostas de medo e estresse no futuro. Por isso é tão importante que o filhote tenha experiências positivas nos primeiros contatos com o médico veterinário!
Aqui vão alguns sinais de alerta na saúde do filhotinho:- secreção ocular e nasal- falhas de pelo ou feridas na pele- sujidade nos ouvidos- diarreias e vômitos
Quando seu filhote atingir cerca de 4 a 5 meses, os dentes de leite irão cair (como o das crianças mesmo!) e esses dentes de leite serão substituídos por dentes permanentes. Então, não se assuste se ver seu gatinho banguela nessa fase!
Passando esse período, o gatinho entra na fase juvenil, um verdadeiro adolescente! Até os 10 meses as fêmeas podem ter o primeiro cio e os machos também podem iniciar comportamentos sexuais (marcação de território, vocalização).
Com 1 ano de vida, o gatinho já é considerado adulto.
Cuidados importantes para não esquecer!- realize controle de parasitas - realize teste de FIV e FeLV- dê inicio ao protocolo vacinal- realize a castração
Para isso, cada gatinho é avaliado individualmente e cada protocolo é realizado de acordo com as necessidades de cada um! Entre em contato comigo, vou amar conhecer seu filhote e poder promover um atendimento amigável como ele merece!
.png)

Comments